Firebug Lite

Já é sabido de todos que depurar erros javascript no IE é algo irritante e problemático, quem nunca se extressou com as mensagens de erro javascript que o IE nos fornece? Na maioria das vezes você não tem idéia do que ele está tentando te dizer, acho que as vezes nem ele mesmo sabe.

Depois desse post do Handerson Frota eu lembrei que havia saído uma versão “leve” do Firebug para os demais browsers, então resolvi baixar e testar o Firebug Lite, e não é que as depurações de erro no IE melhoraram absurdamente, agora fica mais fácil encontrar aquele probleminha chato nos códigos javascript 🙂

No próprio site do Firebug Lite você tem o passo a passo de como “instala-lo”. Para resumir é algo bem simples, basta você jogar um diretório do firebug no seu servidor web (diretório /webapps no Tomcat por exemplo) e importar o seguinte arquivo .js do firebug na sua página:

<script language=“javascript” type=“text/javascript” src=“/firebug/firebug.js”></script>

Pronto, depois disso basta abrir a página e teclar F12 ou Ctrl+Shift+L para abrir o console de erros. Caso você deseje que ele permaneça aberto ao carregar a página basta alterar a tag BODY do HTML para:

<BODY debug=“true”>

Façam o teste, comprovem.. está melhorando e muito a minha vida para achar erros javascript nas minhas páginas rodando no IE.

3 Replies to “Firebug Lite”

  1. Maldito rsrsr eu ia fazer um post sobre isso 😛 rsrsrs mas show de bola.

    Vou então fazer um passo-a-passo usando esse firebug lite ;D

    Boa rafael.

  2. É tão simples que nem há essa necessidade 🙂

  3. pow jentre nhamoral ajuda ae me add no msn q eu esplico melho é sobre umas questos do fire bug tipo:como baixar e uzar

    meu msn :luck_add@hotmail.com

Deixe um comentário