Neste último sábado, 15-12-2007, ocorreu mais um Café com Tapioca (CCT), evento mensal do CEJUG, com o tema Testes de Unidade com JUnit. A palestra foi ministrada pelo Fabrício Lemos e posso dizer que foi a palestra do CCT mais esperada de 2007, e fez jus ao que todos esperavam.
Espero que com esta palestra tenha aberto os olhos dos vários desenvolvedores e empresários ali presentes para o quão vantajoso é o uso de testes no desenvolvimento de software. Infelizmente nosso mercado local é amador quando se fala em testes, a maioria dos nossos desenvolvedores, arquitetos, analistas, empresários e empresas não tem esta preocupação. Mas vejo que este cenário está mudando aos poucos, e já é notório alguns desenvolvedores preocupando-se com os testes de unidades em novos projetos.
Infelizmente o CCT não contou com a participação através de vídeo-conferência -diretamente de Melbourne- do Phillip Calçado (aka Shoes) devido a problemas técnicos 😦 O Phillip iria comentar um pouco sobre boas práticas de desenvolvimento de software, Test Driven Development, Domain Driven Design e Behavior Driven Development. Quem sabe da próxima vez não é? :'((
Outro momento bacana no evento foi uma segunda mini-palestra sobre NetBeans 6.0 ministrada pelo Silveira Neto, que por sinal também foi muito boa, depois disso foi sorteado alguns brindes enviados pela Sun, e pela primeira vez eu consegui ser sorteado e ganhei um super-hyper-mega-power-buster chaveiro que também abre garrafas, rss 😀
Você pode ver as fotos, vídeos e mais alguns comentários do evento aqui.
Enfim, a comunidade de usuários Java do Ceará terminou o ano com chave de ouro! Em 2008 haverá novos sabores e recheios nos CCTs, só não vai quem não tem juízo!
Até que fim!! Hehehhe!
Aê, parabéns por ter sido sorteado! 🙂