Ontem, 31 de Março de 2008, foi lançado a versão 3.2 do Richfaces, com algumas melhorias internas e principalmente novos componentes ricos. Entre os novos componentes o mais esperado sem sombra de dúvidas era o file-upload, alias, multiple-file-upload, certo! 🙂
Outros componentes bem bacanas e ricos também foram lançados como:
- Inplace Input (você clica sobre um h:outputText que torna-se um h:inputText para edição)
- Inplace Select (mesma coisa do Inplace Input, porém este se utiliza de um combo box)
- Combo box (componente mais rico)
- Pick List (semelhante ao componente List Shuttle, porém mais simples e leve, ele se utiliza de f:selectItem(s) )
- Progress Bar
- Table Filtering (permite filtrar um datatable pelas colunas, bem interessante)
- Table Sorting (permite efetuar ordenação com AJAX)
Pessoal da JBoss está investindo pesado no Richfaces/Ajax4jsf, para falar a verdade ele é o melhor conjunto de componentes ricos para JSF que na minha opinião e na opinião de muitos outros desenvolvedores da lista de discussão JavaSF. Ele é bem estável, compatível com diversos outros conjuntos de componentes, absolutamente simples e com grande suporte da comunidade.
Acho que a única coisa que não ficou legal nessa release é que ela funciona somente com JSF 1.2, ou seja, ela não é mais compatível com a versão 1.1 da especificação. Enfim, era de se esperar, uma hora JSF 1.1 será legado (ou já não é?), migrar uma aplicação de JSF 1.1 para JSF 1.2 é bem simples, continuar com JSF 1.1 é abrir mão de muitas features e componentes oferecidos por alguns frameworks e conjunto de componentes.
Demo dos componentes,
http://livedemo.exadel.com/richfaces-demo/index.jsp
Mais informações sobre a release,
http://www.jboss.com/index.html?module=bb&op=viewtopic&t=132562
Legal mto bacana, mas para mim utilizar a nova versao em projetos que ja usam o 3.1 como faco,e so trocar os jar’s?
O Richfaces sem dúvida é um dos conjuntos de componentes mais atrativos para o desenvolvimento, é impressionante a quantidade de componentes disponíveis para os desenvolvedores, de todos os tipos possíveis.
O mais impressionante é que estava pensando em fazer um sistema e não tinha a mínima idéia de como iria ser o componente que iria mostrar para o usuário, mas vi que existe esse componente no Richfaces. 🙂
Muito bom mesmo. A cada dia que passa o RichFaces surpreende mais! Tomara que o JBoss Tools acompanhe o ritmo e passe do MyEclipse! Ai não vou mais precisar instalar o MyEclipse com o Tools! 🙂
But how to save file and to where upload it ?
olá.Gostaria de saber se nesses componentes RichFaces existe um que possa descrever o fluxo de uma demanda(processo).Tenho que montar uma aplicacao onde nela terei que criar os fluxos de aprovacao dinamicamente.
Ex:
Demanda 1
area1—->area2—->area4—->areaN
isso eu queria mostrar visualmente.Se puderem me ajudar agradeço imensamente.
Olá, Parabéns pelo seu blog, estou utilizando ele muito…
Rafael, sobre o rich:fileUpload, estou utilizando ele em uma aplicação e funciona tudo correto. Estou passando por um problema, quando o usuario tenta fazer o upload de varios arquivos, se algum destes arquivos falhar e o usuario não perceber, preciso de alguma forma avisa-lo, depois de varias alternativas cheguei a uma possivel solução:
Eu poderia guardar o endereco do arquivo na maquina do usuario antes de fazer o upload, conforme for executando o upload vou descartando os enderecos, no fianl os endereços que me sobrarem são dos arquivos que falharam, assim, na proxima vez que o usuario se logar, aviso que faltaram arquivos e automaticamente recomeço o upload, é possivel??
Valeu!!!!
Boa tarde,
Achei super interessante sua matéria e gostaria de saber mais sobre o componente rich:listShuttle do rich faces.
Será que vc teria algum exemplo simples de um ? Estou tentando utiliza-lo, porém não está funcionado muito bem na hora do submit…
Ola Rafael, cara vc sabe se o richfaces tem algum componente que faça a mesma coisa ou parecida do que o breadCrumb.
Estou trabalhando com jsf 1.2.
Olá Rodrigo,
Eu desconheço. Até onde me recordo o Myfaces Trinidad possui este componente.
Contudo, se você entender o conceito por trás de do bread-crump acredito que não seja dificil implementar uma solução na tua aplicação.
Como eu nunca precisei deste tipo de componente, eu não tenho nenhuma solução já pronta e testada para te indicar.
Enfim, veja o Trinidad e se ele resolve teu problema.
Um abraço.