Performance: Habilite o cache de páginas do Facelets

Na primeira requisição a uma página JSF o Facelets se encarrega de carregar a página do disco, processar tag a tag e construir uma estrutura em memória. Essa estrutura é cacheada para que nas requisições seguintes à mesma página o Facelets não precise recarregar o XHTML do disco. Você já consegue imaginar a vantagem disso?

Esse cache de páginas pode diminuir significativamente o tempo de resposta a uma página JSF. Mas tem um porém que você precisa ficar ligado…

Esse cache dura somente 2 segundos por padrão. Após esse período ele é invalidado e o Facelets é obrigado a recarregar e processar a página do disco novamente. O Facelets terá que recompilar a página novamente! Mas podemos configurar esse intervalo indefinidamente, dessa forma o cache nunca será invalidado.

Para isso, você pode ler nosso post no blog dos desenvolvedores da TriadWorks: Facelets: desligue o cache de páginas em desenvolvimento

Se você configurar o cache adequadamente para o ambiente de desenvolvimento você consegue melhorar sua produtividade pois não precisará esperar aqueles segundinhos antes de teclar F5 (refresh) para ver sua modificação no browser.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s