Arquitetura Java: Escalando do Monolito ao Microservices

Sem dúvida esta é a minha talk mais visualizada no Youtube e discustida nas redes sociais, em especial no Twitter onde passo maior parte do meu tempo. Ela foi primeiramente apresentada em 2015 em um evento local da JavaCE e depois disso foi apresentada em vários outros eventos locais, internos de empresas e faculdades e também eventos nacionais, como TDC e Zup Open Talks.

A talk é divida em 2 blocos: no primeiro bloco eu inicio com uma provocação sobre a falsa dicotomia entre Monolitos e Microservices, a complexidade inerente de sistemas distribuídos e porque você deveria ter cuidado com hype; enquanto no segundo bloco, de forma bastante didática, eu explico como podemos escalar uma aplicação web monolitica utilizando os 3 principais pilares de performance e escalabilidade antes de pensar em recorrer a uma arquitetura de microsserviços: caching, assincronicidade e balanceamento de carga.

Apesar da talk ter foco em Java, tudo que foi discutido nela pode ser utilizado em qualquer outra plataforma, como PHP, .Net, Ruby On Rails, Python etc.

Sem mais delongas, segue a gravação da talk (e descrição) apresentada e gravada no final de 2020 no canal do Youtube da Zup, o Zup Open Talks:

É muito comum evangelizarem que hoje em dia uma aplicação somente escala se utilizarmos microsserviços, containers, cloud computing e muitos outras tecnologias e práticas da moda, o famigerado HYPE.

Mas será mesmo? Já se perguntou como as aplicações escalavam ANTES desse hype todo? Que tipos de práticas e tecnologias eram utilizadas? Alias, será mesmo que meu sistema web precisa escalar para centenas ou milhares de usuários?

Nessa palestra vamos entender como podemos escalar nosso sistema web SEM se levar pelo hype, partindo de práticas mais simples e baratas até as mais rebuscadas e que precisam de um maior investimento. Se você entende pouco ou quase nada sobre como escalar uma aplicação web, então essa palestra é para você!

Os slides podem ser visualizados ou baixados no meu Speaker Deck: https://speakerdeck.com/rponte/arquitetura-java-escalando-do-monolito-ao-microservices

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s